Necessidades de Compliance crescem junto com o seu negócio
Podemos afirmar sem receios que uma politica definida em Compliance e due diligence dentro de uma organização é feita em benefício da empresa e dos empregados. Caso o pensamento dominante seja adotar Compliance e uma due diligence “para inglês ver” é desperdício de recursos de tempo e dinheiro.
Como ponto positivo de uma política de Compliance e uma de due diligence interna e externa é o fato de assegurar a conformidade e trazer para uma empresa os melhores valores sociais vigentes. E mais, uma política de Compliance e uma due diligence ética bem trabalhada ajudará empresa e seus empregados a tomarem decisões diárias que avancem seus objetivos de negócios sem se arriscarem para o "lado negro".
O uso de padrões Compliance e uma due diligence contribui para criar um ambiente de trabalho positivo. Entretanto, antes de estabelecer políticas corporativas é importante entender as vantagens e desvantagens da conformidade em uma organização.
Em seu sentido comercial, “Compliance e Due Diligence” apresentam, a uma empresa que cumpre suas obrigações legais, geralmente para proteger o ambiente de negócios visível e até invisível, para mitigar a ocorrência dos eventuais riscos e proteger os profissionais e a empresa de imputações administrativas e penais, valorizar a saúde, a segurança e o bem-estar de outras pessoas. Em resumo: o compliance é um mecanismo para orientar a empresa e os seus colaboradores a seguir um comportamento baseado em regras e padrões éticos.
As politicas de “Compliance e Due Diligence” tornaram-se uma tendência mundial que consiste em repensar e desenvolver mecanismos de controle interno nas companhias, aumentando a transparência dos procedimentos e diminuindo os riscos de práticas indesejadas nas empresas “mundo à fora” especialmente aquelas brasileiras. Exemplos simples de conformidade incluem não corromper tampouco ser corrompido, obter uma licença comercial e pagar seus impostos.
A importância da conformidade é mais evidente à medida que as questões se tornam mais complexas quando sua empresa cresce. Você terá responsabilidades ampliadas em relação aos seus empregados, abrangendo contratação, demissão, discriminação, assédio, segurança, salários, folha de pagamento e benefícios. A maneira como você fabrica e vende seu produto e serviço pode estar sob os auspícios de uma agência governamental, como um restaurante que precisa atender às diretrizes do departamento de saúde.
Problemas jurídicos reduzidos
A conseqüência mais óbvia da conformidade é que ela diminui o risco de multas, apenamentos, interrupções no trabalho, ações judiciais ou paralisação do negócio. Um exemplo: quando não se atende a alguns requisitos de “Compliance e Due Diligence”, como postar um cartaz de emprego na área errada de um escritório fabril, uma outra pessoa pode enviar um aviso e assim criar a oportunidade para correção da questão.
“Compliance e Due Diligence” reduzem os riscos do enfrentamento de sanções caras. Posso citar que deixar de cumprir obrigações legais, como em seus procedimentos de fabricação ou métodos de publicidade, também pode ajudar alguém que esteja processando você a fortalecer o caso dele. Até por isso um programa de “Compliance e Due Diligence” proposto por uma pessoa especialista vai garantir que a direção e até empregados entendem todas as obrigações legais e como cumpri-las.
Muitas regras e regulamentos de negócios podem ajudá-lo mais do que prejudicar você. Por exemplo, regras sobre discriminação e assédio o ajudam a criar um melhor ambiente de trabalho para seus empregados, o que pode levar uma maior produtividade do trabalhador. Seguir as regras de segurança e proteção ajuda a evitar ferimentos, incêndios ou evacuações de edifícios que prejudicam sua lucratividade.
Nossos estudam mostram que as empresas que não adotam e praticam uma política de “Compliance e Due Diligence” perdem entre 4% e 11% do seu lucro líquido.
Melhor Relação Pública
Quando você cumpre suas obrigações legais, um dos benefícios da politica de “Compliance e Due Diligence” é a capacidade de divulgá-las em seu site e em seus materiais de marketing. Por exemplo, quando você coloca anúncios de emprego, inclua o fato de que você é um empregador de oportunidades iguais. Se você publicar sua declaração de missão em seu site, declare que você não discrimina com base em raça, sexo, credo ou orientação sexual. Ao recrutar novos empregados (as), destaque o compromisso da sua empresa com a segurança física e a saúde mental, referenciando as principais políticas e benefícios dedicados à saúde e ao bem-estar proativos, como licença prolongada de maternidade e paternidade ou associação gratuita à academia.
Maior Retenção de Empregados
Muitas questões de “Compliance e Due Diligence” de negócios lidam com a proteção de empregados. E assim, demonstrando aos empregados que trabalham em um ambiente justo, profissional e seguro, maior será a probabilidade de eles ficarem com você.
No nosso caso, criamos políticas de “Compliance e Due Diligence” que vão diretamente para o manual do empregado. Essas políticas espelham obrigações de conformidade legal de ambas as partas - empregados (as) e empregador.
Aqui fazemos uma alerta: uma política só é forte se for aplicada. Por isso criamos o Programa de Gestão de Compliance. Esse programa leva uma série de estratégias para que o profissional possa consolidar programas de compliance que já foram desenhados, englobando desde o planejamento até a execução de sua implementação.
Nesse programa consta apresenta as regras, mas também especifica o procedimento para lidar com infrações, como repreensão e treinamento adicional em uma primeira infração e suspensão ou término por um segundo. Ao mesmo tempo são realizados check-in com gerentes intermediários ou supervisores regularmente para garantir que as reclamações sejam tratadas adequadamente.
Desenvolver, implementar e manter um programa de Compliance e uma due diligence e conformidade ética dentro de uma organização pode ser caro e demorado.
As políticas precisam ser continuamente atualizadas para refletir as mudanças nas leis do local de trabalho e as mudanças na cultura de sua empresa à medida que a organização cresce.
A administração adequada de um programa de Compliance e uma due diligence geralmente requer a contratação de um “empregado ou consultor” de ética e o comprometimento dos recursos financeiros e de pessoal da empresa.
Por fim, as empresas com atividades internacionais não apenas têm que aderir às leis domésticas nos Estados Unidos, mas precisam monitorar o cumprimento das leis e normas de comportamento em outros sistemas legais e outras culturas
Comentários
Postar um comentário